Histórias de Progresso

Casos de Sucesso que marcaram nossas histórias

A história de uma empresa não acontece apenas com a sua existência. Ela é escrita na união da sua história com a de seus clientes, no cumprimento do seu propósito, no nosso caso: o de servir promover o progresso de empresas e suas pessoas.

Nestes 20 anos de atividade, temos muitos Casos de Sucesso – Histórias de Progresso, que a Brainworks Solutions escreveu junto com seus clientes. Pois o progresso de nossos clientes é o nosso sucesso e o sucesso deles, o nosso progresso. Conheça aqui alguns destes casos.

Ânima Educação - Student Retention Brainworks

  • Empresa: Grupo Ânima Educação
  • Cliente: Inteligência de Mercado
  • Cenário: A evasão de alunos, segundo o SEMESP, é de 15% a 20%, sendo maior nos primeiros ciclos. Até o momento tinha sido aceitável perder este número de alunos e estas receitas, mas já não era mais. Era preciso encontrar uma solução. E se, ao invés do aluno me procurar, acharmos uma forma de encontrar o aluno que vai evadir? E foi neste momento, em que a Ânima, com seus 45.000 alunos, estava se questionando e fazendo iniciativas para reduzir a evasão que fizemos a proposta de um modelo ainda mais eficaz para identificar os alunos, usando análise preditiva.
  • Objetivo: Reduzir a evasão em seus campi
  • Solução: Criar um modelo de retenção que indicasse os alunos em risco de evasão para ações de retenção.
  • Resultados Alcançados: Maior satisfação dos alunos, relacionamento e conhecimento das necessidades dos discentes, redução da evasão em  20% (representaria uma redução no índice entre 1,5% e 4,0%, considerando os números do SEMESP, pois os índices reais do Grupo não temos autorização de divulgar), ROI superior a 200% e payback inferior a 12 meses.

Marítima - Data Mart Atuarial - Autos

  • Empresa: Marítima Seguros
  • Cliente: Gerente de TI e Superintendente Atuarial
  • Cenário: As seguradoras, além de outros indicadores de negócio como qualquer outra organização, têm que fazer seus acompanhamentos de reservas atuariais e apresentar tais informações para a SUSEP. Quando estas informações não estão organizadas, tratadas, validadas e mensalmente verificadas, a frequência deste acompanhamento pode ser muito baixa, muitas vezes, acontecendo de forma parcial e somente completa, nas vésperas das entregas oficiais.
  • Objetivo: Permitir o acompanhamento prévio mensal das reservas e outros indicadores de negócio, dando tempo hábil para gestão e ações corretivas.
  • Solução : Foi criado um repositório de dados de seguro de automóveis para o processamento e acompanhamento atuarial, que de quebra permitia a análise de vários aspectos do negócio Auto. Esse repositório, foi desenhado e implementado no modelo de um Data Mart com as informações de Seguros de Automóveis. Automação dos relatórios de acompanhamento atuarial e de negócios da companhia, como também para a entrega para SUSEP.
  • Resultados Alcançados:  Antecipação e acompanhamento das informações, menos surpresas, melhores informações para decidir.

Banco Real - Automatização da geração de informações de Basileia

  • Empresa: Banco Real (atualmente Banco Santander)
  • Cliente: Pessoal da Área de TI
  • Cenário: Processo extremamente crítico que consolidava informações de diversas fontes e que precisava de vários pontos de controle, porém tinha uma janela fixa de entrega. Cada ponto de verificação poderia indicar a necessidade de re-processamento etc… e somente parte destas decisões podiam ser realizadas pelo sistema. Por outro lado, por questões de compliance de Basileia, nenhuma intervenção poderia ser feita feita com contato direto ao sistema, por risco de violação ou corrupção de dados.
  • Objetivo: Ter uma sistema automático, com recuperação de falhas e que pudesse iniciar o re-processamento de qualquer parte, sem intervenção da área de TI (via programação) e sem que o usuário “tocasse” no sistema, por questões de compliance.
  • Solução: Foi desenvolvido um sistema que auto-controlava seu processamento, como também se auto-recuperava em caso de qualquer falha de carga, processamento etc. Remotamente o usuário da área de negócios, acompanhava os relatórios parciais, como também, sem contato direto com o sistema, podia solicitar de forma automatizada o re-processamento, a suspensão ou o recomeço.
  • Resultados Alcançados: Qualidade e mais segurança das informações com um processo controlado, seguro e gerenciável.

Officer - Reduzindo custos de atendimento com aumento das vendas pela Internet

  • Empresa: Officer – <divulgação não autorizada>
  • Cliente: Diretoria de Marketing e TI
  • Cenário: Fomos contatados inicialmente para desenvolver um modelo de “pricing”, porém identificamos uma oportunidade que poderia ser ainda mais rentável: identificar as revendas e os produtos que tinham maior propensão a fazer compras pelo canal que tivesse menor custo de crescimento. Para testar este desafio entendemos que não poderíamos oferecer qualquer desconto, pois este é um segmento muito sensível a preço, então qualquer promoção não envolveria desconto, mas alguma vantagem do fabricante e, tinha um componente a mais: tratávamos com as revendas.
  • Objetivo: Reduzir os custos de atendimento com aumento das vendas pelo canal Internet.
  • Solução: Foram levantadas todas as informações de vendas e, usando métodos analíticos incluindo text mining, identificamos a propensão (probabilidade) de compra pela internet de cada revenda do país, de cada produto etc. Com a escoragem pronta, foi desenvolvido um aplicativo permitia à área de marketing segmentar por diversos critérios e gerar suas listas de campanha
  • Resultados Alcançados : Um incremento de vendas em relação ao mês anterior e vendas superiores a 50% entre os grupo que recebeu a campanha e o que não recebeu.

Automatização de book de relatórios

  • Cliente: Grupo Pão de Açúcar – Área de Inteligência de Negócios
  • Objetivo: Criar um processo automatizado para a geração de um book de informações para os executivos da empresa
  • Solução: Com técnicas avançadas de troca de informações e programação SAS e usando Visual Basic for Applications, pudemos automatizar para horas o processo que manualmente demorava dias para ser realizado.
  • Resultados Alcançados: O processamento das informações ficou automatizado e bem mais rápido e permitiu com que mais pessoas na organização tivessem acesso à informação, em um nível de granularidade maior. 

Monitoramento de ambientes de servidores SAS com CONTROL-S

  • Empresa: Unibanco (atualmente Itaú-Unibanco)
  • Cliente: Pessoal de TI
  • Cenário: O SAS não possui um painel de controle de uso de seus recursos e de recursos do sistema. Assim, qualquer problema que acontece, não se pode facilmente identificar. Além do mais, não há registros históricos de uso, portanto, não se pode fazer nada preventivo ou preditivo (ironicamente) sobre o próprio ambiente. Alguns problemas são conhecidos, tais como: perdas de sessão deixam arquivos na área de work, sessões ficam consumindo recursos se não forem devidamente fechadas etc… mas tudo isso pode ficar invisível, até acontecer um problema e algum precisar investigar.
  • Solução:  Foi ampliada a experiência que já tínhamos com outro cliente (vide case Altec) e implementada uma ferramenta que permitisse monitorar diferentes indicadores dos servidores SAS no Banco, para que fosse possível ter uma ação pró-ativa em cima das ameaças, ao invés de corretivas em cima dos problemas. Foi desenvolvido um monitor de ambiente SAS, com toda personalização para o Unibanco, onde se podiam analisar indicadores de “Uso de Memória”, “Consumo de Disco”, “Processamento” e “Número de Usuários Ativos”.
  • Resultados Alcançados:  Maior satisfação do usuário, melhor uso do ambiente, menor ocorrência de problemas, devido a melhor políticas de uso com base nas informações coletadas.

Altec - Monitoramento e Garantia de Execução usando CONTROL-S

  • Empresa: Altec (atualmente Isban)
  • Cliente: Pessoal CEG-SAS
  • Cenário: Recente aquisição pelo Santander do Banco Real e a necessidade de enviar informações de compliance para a matriz na Espanha, para inclusive juntar-se a um relatório de Basileia, em uma janela de tempo mínima, com consequências drásticas, caso isso não acontecesse. Em resumo: um processo de missão extremamente crítica.
  • Objetivo: Garantir que não houvesse nenhum uso indevido do servidor SAS, que colocasse em risco a entrega das informações de compliance
  • Solução: Desenvolver um monitor de ambiente SAS, posteriormente chamado CONTROL-S, que permitia à equipe do war-room saber sobre quantidade de processamento, usuários ativos e espaço em disco do ambiente SAS e permitir realizar as ações preventivas para que o processo da geração das informações fosse executado dentro da janela esperada.
  • Resultados Alcançados:  Ambiente e processos controlados permitiram não só a entrega nos prazos esperados, como também o levantamento de informações sobre processos e uso do ambiente SAS que antes não eram possíveis de serem vistas. 

Automatizador de campanhas

    • Cliente: Riachuelo – Área Inteligência de Negócios
    • Objetivo: Automatizar o processo de seleção e apuração de resultados de campanhas de marketing/vendas
    • Solução: Foi desenvolvida uma solução com front-end em NET que cadastra a campanha, seus critérios e informações de segmentação fornecidas pela área de marketing/inteligência e o sistema se encarrega de agendar, rodar o processo, gerar as listas para as campanhas (por canal) e apurar os resultados.
    • Resultados Alcançados: Todas as campanhas passaram para o automatizador e a equipe pode dedicar-se mais ao desenvolvimento de novas campanhas, estudos dos resultados e novas soluções para o negócio 

Otimização de Data Mart de Risco

      • Cliente: Banco Real (atualmente Banco Santander) – Áreas de TI e Risco de Crédito
      • Objetivo: Realizar os processamentos de fechamento mensais nas janelas de tempo adequadas
      • Solução: Otimização do desenho e das estruturas das bases de dados SAS do Data Mart de Risco, ajuste do tamanho de variáveis e técnicas de compactação e automatização da geração dos relatórios
      • Resultados Alcançados: Todos os processos de fechamento sendo executados dentro das janelas de prazo previstos, como também de forma automatizada e mais rápida.

Portal de Informações de Gestão Financeiras

        • Cliente: Confidencial – Área de Finanças
        • Objetivo: Desenvolver e implantar portal interno de informações financeiras de acordo com os indicadores apresentados pela Área de Finanças
        • Solução: Foi criado um Data Mart de informações de finanças, com todos os processos de carga em SAS DI e uma série de aplicativos em Java e SAS em intranet, que disponibilizam as informações para o público interno.
        • Resultados Alcançados: A solução entrega informações para os executivos do primeiro e segundo escalão da empresa e continua sendo usada e atualizada com outras informações há mais de três anos.

Grupo Pão de Açúcar - Construção do Data Mart de Tickets

        • Empresa: antigo Grupo Pão de Açúcar, agora GPA, do grupo francês Casino
        • Cliente: Diretoria de Marketing e Diretoria de TI
        • Objetivo: Cada item, de cada caixa, de cada loja, de cada bandeira do Grupo podendo ser analisada no dia seguinte pela área de marketing e isso ser o cerne de uma operação de inteligência e relacionamento poderia trazer novos insights e feedbacks para organização, como também alimentar o Programa Mais com detalhes dos hábitos de consumo de cada cliente, de forma a nutrir a área de Inteligência de Mercado com informação estratégica interna valiosa para competir para vencer.
        • Objetivo: Construir e implantar uma solução que permitisse à área de Inteligência do Grupo Pão de Açúcar conhecer o comportamento de vendas, a partir de cada ticket de venda. Incluir novas informações e dar manutenção
        • Solução: Foi desenhado o modelo de dados e implantar o Data Mart de Tickets e seus processos, em conjunto com um parceiro, em um processo que carregasse informações de cada venda de cada loja do Grupo, armazenando-as em um repositório central (Data Mart) para uso da área de Inteligência de Mercado
        • Resultados Alcançados : Crescimento, mais resultados e informações estratégicas para o posicionamento de bandeiras, ofertas de produtos e relacionamento com clientes..

Behr Brasil- Material Margin Analysis

        • Empresa: Behr Brasil(MEHR)
        • Cliente: Gerencia Geral/Controladoria
        • Cenário: Manter as margens em todo o segmento é um desafio, especialmente na indústria automobilística. Assim, controlar os preços de fornecedores e também manter-se competitiva para seus clientes, ou seja, controlar seus descontos e margens. É uma luta.
        • Objetivo: Aumentar a rentabilidade do negócio
        • Solução: Foi criado um processo e sistema, de nome bem apropriado: MMA, sigla de Material Margin Analysis, que permitia de um lado, fazer o controle dos preços dos fornecedores, incluindo um processo de qualidade dos dados, ou seja, pelo material na entrada e, apesar de mudanças no modelo dos veículos, poder fazer o controle também por produto acabado na venda, mesmo com mudanças nos part numbers.
        • Resultados Alcançados: Aumento das margens, maior controle nas negociações e redução de custos.

ABB - The Red Book

        • Empresa: ABB
        • Cliente: Pessoal do Marketing Corporativo
        • Cenário: Como em todo marketing corporativo de alto nível, o relacionamento com executivos, profissionais e pessoas em geral em altos cargos em empresas privadas e públicas, muitas vezes assumindo diferentes posições simultâneas em diferentes organizações, são informações relevantes para o relacionamento e, também, para evitar uma série de gafes. Assim mapear como cada um se relaciona com cada empresa e como cada um, em tese, se relaciona com o outro apresenta uma tremenda vantagem competitiva – algo que compreendemos mais facilmente agora, em tempos de redes sociais, mas estou falando de 1.994.
        • Objetivo:
        • Identificar o relacionamento de cada prospect, cliente e “contato” com cada empresa e com o outro
        • Administrar as ações de relacionamento
        • Solução: Foi criado um aplicativo, chamado The Red Book, que fazia todas estas relações e permitia que todas as comunicações e interações que haviam, via Lotus Notes, fossem enviadas e recebidas, tornado-o um sistema de gerenciamento de contatos.
        • Resultados Alcançados: Estreitamento dos contatos e maior efetividade dos contatos, além de maior segurança na realização de eventos.